Associar os valores da sua marca à voz de pessoas conhecidas na internet é uma das estratégias de marketing mais utilizadas por diversas empresas. O Marketing de Influência tem se destacado no mercado, gerando diferenciais competitivos.
O Marketing de Influência faz parte das estratégias de Marketing Digital e se refere a um conjunto de ações utilizando um interlocutor, que geralmente tem a capacidade de influenciar pessoas, em busca de aumentar as possibilidades de melhorias na imagem da marca e nos processos de vendas.
Essa estratégia se tornou mais conhecida no final do século 19, quando a internet passou a ser mais utilizada e as celebridades passaram a falar mais sobre os seus estilos de vida por meio das redes sociais.
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela BrightLocal, 91% das pessoas entrevistadas, entre 18 e 34 anos, confiam tanto em resenhas online quanto em recomendações pessoais.
Desde então, essa tática tem se desenvolvido e, quando bem efetuada, pode aumentar bastante a visibilidade e lucratividade de uma marca. Ao longo deste artigo, você vai descobrir mais sobre como construir uma estratégia sólida de Marketing de Influência para garantir mais sucesso com o seu negócio. Confira!
Já imaginou encontrar uma pessoa que tenha tudo a ver com o que a sua marca valoriza, que aproveita os benefícios dos serviços ou produtos da sua empresa e, ainda, inspira outras pessoas a fazerem o mesmo? Pois é, isso é possível por meio do Marketing de Influência.
Atualmente há diversas empresas, de vários portes e segmentos do mercado, que trabalham com influenciadores para ampliar a sua rede de seguidores, alcançar o seu público com mais facilidade e ganhar mais reconhecimento tanto no meio online quanto offline.
O principal objetivo dessa tática é contar com a parceria e colaboração de produtores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores digitais ou digital influencers, para divulgar os seus serviços ou produtos e se aproximar de seus potenciais clientes.
Durante a pandemia de Covid-19, a sociedade, a economia e o mercado passaram por muitas transformações, o que alterou também o comportamento dos consumidores. De acordo com um estudo efetuado pela Youpix, 49% dos brasileiros decidiram reavaliar as suas despesas e 71% pretende fazer mais compras online.
Com as mudanças do mercado online, as empresas precisaram adotar inovações em seus processos para superar a crise e ampliar as suas vendas: a relação entre as marcas e os influenciadores também passou a ser vista como uma oportunidade de ótimo custo-benefício.
Segundo o estudo feito pela Agência Brunch com a YouPix, 77% das empresas confiam que o Marketing de Influência é um grande aliado durante a pandemia do novo coronavírus, funcionando como uma solução viável para as organizações que precisam se desenvolver e ampliar a quantidade de vendas.
Alguns dos principais benefícios que o seu negócio pode garantir ao investir na parceria com influenciadores digitais, são:
Agora que você já sabe o que é, qual é a importância e quais são os benefícios que podem ser adquiridos com o Marketing de Influência, é hora de saber o que fazer para alcançar os resultados almejados.
Prossiga na leitura e confira, a seguir, as melhores práticas a serem adotadas para ter mais acertos com essa estratégia em seu negócio.
Além de saber mais sobre a situação da economia e do mercado, analisando as possibilidades disponíveis e o que os concorrentes estão fazendo, é necessário fortalecer a cultura organizacional e estudar quais são as reais necessidades e os principais objetivos do seu negócio.
Quais são as preferências, os hobbies, os desejos, as necessidades e as principais características do público da sua empresa? Após entender o que a sua empresa precisa, um dos primeiros passos para ter mais acertos com o Marketing de Influência é entender mais sobre o comportamento e as particularidades dos seus clientes.
Nós sabemos que um dos pontos mais observados no perfil de influenciadores é o número de seguidores e likes que eles ganham, mas para construir uma estratégia mais sólido com o Marketing de Influência é preciso ir para além disso, então vale observar alguns outros fatores, entre eles:
Antes de entrar em contato com o influenciador, é recomendável já saber quais são os objetivos a serem alcançados e quais são as ações a serem trabalhadas. Após fechar a parceria, é importante formalizar o acordo e definir prazos para as ações, analisando as melhores estratégias, em conjunto com o influencer.
A fim de melhorar o processo de colaboração com o produtor de conteúdo digital, é importante trabalhar em equipe e seguir algumas práticas essenciais, como:
Ao seguir essas dicas, fica mais fácil garantir uma estratégia de Marketing de Influência eficaz para a sua empresa, contando com uma parceria para divulgar os seus produtos ou serviços e alavancar as suas vendas de forma prática e humanizada.
Gostou das nossas sugestões para a sua empresa obter mais sucesso com o Marketing de Influência? Esperamos que você consiga aplicar essas práticas para alcançar mais clientes, aumentar a visibilidade do seu negócio e alcançar o público ideal.
Aproveite e confira também como conquistar mais espaço no mercado com o Marketing de Relacionamento para ampliar suas oportunidades.
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