Apesar de o número de desemprego ter aumentado bastante, a competição está grande no mercado e diversas empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais melhores. Saiba mais!
Para trabalhadores de diversos segmentos há o desafio de melhorar o currículo e serem promovidos ou selecionados em determinadas oportunidades, mas para empreendedores também há uma situação difícil tanto para reter talentos quanto para fazer o recrutamento de bons profissionais em seus cargos atualmente.
A pandemia de Covid-19 juntamente com a crise política e econômica mudou uma série de características, necessidades e estrutura de trabalho em geral, o que acarretou algumas consequências, como: trabalho remoto, adoção de medidas rápidas, transformações na rotina, avanço tecnológico e crise de contratação no mercado de trabalho.
A dificuldade de encontrar talentos já existia antes do período pandêmico, mas piorou com fatores relacionados à situação do país e do mundo, gerando crise em muitos segmentos. Continue lendo o artigo para entender como lidar com esse desafio e encontrar bons profissionais para sua empresa. Boa leitura!
Segundo a pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento e seleção de cargos de média e alta gerência, 46% dos recrutadores avaliam como difícil a tarefa de encontrar profissionais qualificados, e 13% a classificam como muito difícil.
A qualificação procurada se refere à especialização em determinados conhecimentos, domínio de novas tecnologias, aprofundamento em áreas requisitadas, fluência em outro idioma, certificações relevantes e desenvolvimento técnico e profissional na carreira.
Com a Covid-19, isso se tornou ainda mais complicado por causa de motivos significativos, como: questões de saúde e família; falta de talentos; baixa remuneração; momento de incertezas e transformações na sociedade em geral; limitações geográficas; ofertas pouco vantajosas, entre outros.
Por mais que haja o desafio de encontrar e reter talentos, é fundamental entender que isso não depende apenas dos candidatos, mas também do processo de contratação e principalmente da empresa empregadora.
Em momentos de alto nível de desemprego e baixa oferta de vagas, muitos profissionais buscam apenas um emprego, mas uma marca com diferenciais costuma se destacar perante à concorrência e atrair a atenção de trabalhadores mais qualificados.
Então é recomendável fortalecer os processos internos da sua organização, investir em estratégias de marketing, integrar a sua equipe e adotar boas práticas no dia a dia. Confira as principais delas para se inspirar e aplicar no seu negócio, a seguir.
O que os seus atuais empregados acham de trabalhar em sua empresa? Qual é a opinião que eles podem oferecer sobre a sua vivência na rotina das atividades do negócio? Organizações que são reconhecidas como bons lugares para trabalhar normalmente contam com mensagens positivas dos atuais e ex-funcionários.
Além de usar esses depoimentos para agregar valor à marca, melhorar a imagem e a reputação da sua empresa e destacá-la no mercado, fazer isso também pode ajudar você a obter e reter candidatos melhores a longo prazo, fazendo toda a diferença nos próximos processos seletivos.
Para conquistar opiniões positivas, é preciso antes de tudo oferecer boas experiências aos seus colaboradores, não é mesmo? Evitar a sobrecarga de trabalho, integrar a equipe e oferecer feedbacks são só alguns dos fatores que podem influenciar nesse ponto.
Porém, ainda há outras práticas importantes para aumentar o bem-estar do seu time, a fim de conquistar e manter talentos na sua empresa. De acordo com pesquisas sobre esse assunto, 1 milhão de trabalhadores nos Estados Unidos faltam ao trabalho diariamente em decorrência do estresse.
Para evitar baixos níveis de engajamento e motivação e, assim, melhorar o clima da organização, contando com um bom quadro de colaboradores satisfeitos, é recomendável:
Oferecer ótimos salários e benefícios é extremamente importante para ter contratações melhores, mas é preciso ir além: a empresa precisa funcionar não apenas como um lugar de experiência de trabalho, mas também como inspiração para a vida profissional e pessoal dos colaboradores.
Sentir orgulho de trabalhar em uma empresa e ter a motivação de oferecer sempre o seu melhor normalmente é algo que acontece em organizações que têm uma forte cultura organizacional, com princípios e valores definidos, que oferecem benefícios não apenas aos clientes, mas à equipe, aos fornecedores, parceiros e à população como um todo.
O mercado e a economia estão vivendo um momento cheio de mudanças, e é preciso fortalecer os processos internos para se diferenciar dos concorrentes, fortalecer a cultura organizacional, contar com o envolvimento dos colaboradores e conseguir bons profissionais para sua empresa.
Aproveite a leitura e saiba mais sobre o porquê de investir em gestão de inovação para gerar vantagens competitivas e diversos outros benefícios ao seu negócio.
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