Você já sabe como calcular o ciclo de vendas da sua empresa? O marketing pode ajudar você a melhorar esse processo. Confira!
Apesar de muitos empreendedores acharem que as vendas são uma tarefa relacionada ao setor comercial, toda a empresa deve estar atenta a essa responsabilidade para obter melhores resultados. Por isso, é fundamental promover a integração entre as suas equipes.
Entretanto, você já sabe como ajudar o seu time a calcular o ciclo de vendas da sua organização e identificar meios de reduzir essa métrica? Prossiga na leitura deste artigo e descubra como ter mais sucesso com isso!
Ciclo de vendas é um termo que engloba todo o processo comercial em uma empresa, ou seja, ele envolve todo o período desde o primeiro contato com um lead até o momento de fechar negócio.
Então, caso a primeira interação com o potencial cliente tenha sido realizada no dia 30 de maio, e a venda tenha sido efetivada no dia 30 de junho, o ciclo de vendas durou 30 dias corridos.
Para saber o valor do Ciclo de Venda médio da sua empresa, basta somar o ciclo de cada negociação concluída no mês e dividir pelo número total de negociações fechadas.
Para identificar o que pode ser transformado nos próximos ciclos de venda da sua organização, a fim de obter melhorias relevantes, é necessário fazer uma análise aprofundada com base em alguns pontos, como:
Antes de entender quais são as melhores formas de melhorar o seu processo comercial, é preciso saber a importância de diminuir o ciclo de vendas da sua empresa. Confira, a seguir, os principais benefícios dessa estratégia:
Para expandir a lucratividade da sua empresa e garantir melhores resultados com a sua equipe comercial, reunimos as seguintes dicas para otimizar o ciclo de vendas do seu negócio:
Caso alguma venda não seja fechada ao seguir esses passos, é válido analisar as métricas e os dados coletados, investigando as possíveis soluções para ter mais sucesso com os próximos passos.
Alguns dos pontos que devem ser vistos, são: tempo de atuação do time comercial; preço dos produtos ou serviços; perfil dos clientes; estágio do funil de vendas; realização do processo de nutrição dos leads, e quais foram as soluções oferecidas.
Além de ter uma equipe comercial integrada com os outros setores e investir em um sistema de automação, é importante separar um tempo para explorar as informações obtidas e entender como melhorar a aquisição de clientes para simplificar o seu ciclo de vendas.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você! Continue de olho em nosso blog para acessar mais conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, marketing, tecnologia, finanças e vendas.
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