A gente sabe que ser líder é algo que envolve diversos compromissos e desafios em quaisquer situações por precisar lidar com equipes, gerenciamento de projetos e diversas tarefas que vão para além do nome de seu cargo, mas qual é o papel da liderança durante uma crise?
No ano de 2020, o modo de trabalhar passou por diversas mudanças para muitas empresas, devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de distanciamento social, tornando o trabalho remoto algo extremamente necessário para diminuir o risco de contágio. Ou seja, muitos profissionais e empreendedores passaram a trabalhar com o home office, alterando tanto sua rotina de horários e deslocamentos quanto suas ferramentas e obrigações.
Como você já deve saber, exercer a liderança da melhor forma possível é algo que faz toda a diferença para o bom desenvolvimento da empresa: isso interfere diretamente no engajamento da equipe e na geração de resultados melhores nos processos como um todo.
O bom líder influi bastante na tomada de decisões também, mas como fazer isso diante de uma crise sanitária mundial? Além da pandemia do novo coronavírus, o Brasil também tem passado por incertezas na política e na economia durante todo esse período. Sim, as configurações de liderança foram definitivamente atualizadas.
Apesar de não haver a possibilidade de prever o futuro, o líder sempre precisa enxergar mais longe, ainda que a visão esteja nebulosa, para orientar o seu time e direcionar as estratégias.
Há algumas práticas que você pode aderir para lidar com as crises de forma mais efetiva, a fim de ajudar sua equipe e garantir uma liderança assertiva em quaisquer momentos de crise. Confira as 6 dicas que separamos para você e aproveite!
A comunicação interna precisa ser trabalhada constantemente, com o objetivo de evitar desentendimentos, falhas, diminuição da produtividade e possíveis prejuízos ou dores de cabeça desnecessários.
Em tempos de crise, se torna ainda mais necessário saber dialogar de forma transparente e franca com todos os colaboradores: é importante comunicar as mudanças a serem feitas e a situação atual da empresa, além de estabelecer as prioridades e os objetivos definidos.
Em um cenário de home office e diversas inseguranças, estabelecer conexões reais com o seu time pode gerar mais engajamento, integração e senso de colaboração para alcançar os resultados almejados, proporcionando diversos benefícios a longo prazo.
Como está a sua equipe ao longo desse período? Ter atenção às questões e necessidades dos colaboradores é uma ótima forma de liderar em momentos de crise.
Como um bom líder, você deve saber que uma equipe é mais do que apenas números: cada um dos colaboradores, que fazem parte do seu time, possuem vivências diferentes nos setores de família, saúde, aprendizado, finanças, entre outros, então é importante levar esses fatores em consideração ao gerenciar uma equipe.
Vivemos um período de diversas transformações, não apenas no que diz respeito aos hábitos de consumo, formas de trabalhar e avanços tecnológicos, mas são tempos realmente difíceis em vários aspectos.
É preciso exercitar a empatia, solidariedade e reforçar o valor de trabalho em equipe para apoiar seu time.
A gente sabe que o relacionamento com os colaboradores também muda bastante, devido ao distanciamento, mas é recomendável ter ainda mais empatia nesse momento de home office.
Confira algumas formas de fazer isso, a seguir:
– perguntar como os colaboradores estão para além do campo profissional;
– flexibilizar os horários e a rotina;
– oferecer formas de facilitar o trabalho;
– evitar prazos apertados ou de última hora.
Em um período de crise, a saúde mental normalmente é bastante impactada, então é fundamental ter em mente que a capacidade de concentração e o nível de produtividade também podem ser alteradas e, assim, buscar meios de ajudar a lidar com isso e pensar – juntos – nas melhores soluções.
Você não deve ignorar a crise nem as mudanças existentes, mas deve continuar com alguns hábitos importantes, como o de oferecer feedbacks aos colaboradores mesmo de forma online.
Vale ressaltar que dar feedback não é só apontar falhas ou sugerir melhorias, mas também reconhecer o que o profissional tem feito de bom em seu trabalho.
Outra dica é comemorar as conquistas e os objetivos alcançados, então você pode marcar uma reunião online para fazer essa celebração e dar os retornos positivos à equipe, o que pode aumentar muito a motivação e o engajamento.
Um dos papéis de uma boa liderança é acompanhar o andamento dos processos e os resultados destes, monitorando dados e métricas, a fim de analisar se as estratégias estão no caminho certo ou se devem ser transformadas.
Em um período de tantos desafios, separar um tempo para ajudar seus colaboradores e mostrar disponibilidade, oferecendo o devido apoio ao longo das demandas, é algo realmente tranquilizador.
É papel de uma boa liderança também lidar com os obstáculos e colaborar na adaptação do time aos novos processos, gerando mais segurança e auxílio.
Atualmente é possível contar com a ajuda de várias ferramentas tecnológicas para facilitar a organização das demandas e a comunicação com a equipe.
Algumas das ferramentas mais utilizadas nesse período de home office, para otimizar as tarefas, são:
É válido entender que não é preciso utilizar todas essas, pois são só alguns exemplos, o mais importante é conhecer as especificidades de cada uma para entender quais são as que mais podem suprir as necessidades do seu time no dia a dia, de forma prática e eficaz.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! Aproveite para compartilhar esse conteúdo com quem você admira, a fim de auxiliar outras lideranças a cumprirem seu papel da melhor forma possível nesse momento.
Lembre-se de entender que o seu nível de performance não vai ser igual todos os dias, então é importante ter mais gentileza consigo e com os colaboradores para continuar em busca dos resultados almejados.
Você pode conferir mais dicas sobre empreendedorismo, trabalho remoto, gestão de equipes e liderança em nosso blog. Até a próxima!
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