Ter um banco de dados de clientes é a solução perfeita para quem deseja melhorar a comunicação entre marca e público, além de elaborar estratégias mais eficazes. Confira!
Você conhece bem o público da sua empresa? Entender as preferências, necessidades, conquistas e experiências dos clientes pode ajudar você a analisar o histórico de compras e os próximos planejamentos de uma forma mais assertiva.
Neste artigo, você vai conferir como montar um banco de dados de clientes para o seu negócio, a fim de garantir diversos benefícios e gerenciar melhor as informações coletadas para alcançar os objetivos almejados. Boa leitura!
Basicamente, um banco de dados de clientes (também chamado de Customer Database ou Customer Data Platform) é um conjunto de informações estruturadas sobre o perfil, os interesses, hábitos, necessidades e comportamentos dos consumidores de uma organização. Alguns dos dados que devem fazer parte do banco, são:
Essas são algumas das informações principais para negócios B2C, mas se a sua empresa é B2B, também vale adicionar alguns outros dados, como: área de atuação, faturamento, número de funcionários, entre outros.
Ao reunir os dados que falamos há pouco, você passa a conhecer melhor os seus clientes, garantindo mais eficácia nos planejamentos e estratégias de atendimento, marketing e vendas da sua empresa. Para reunir essas informações e, assim, montar um banco de dados seguro e eficaz, vale seguir alguns passos. Confira, a seguir, os principais deles:
Além de formulários que você pode enviar para os consumidores da sua marca, há outras formas legais de coletar dados de clientes, como:
E então, já começou a fazer o banco de dados de clientes da sua empresa? Esperamos que você consiga iniciar esse processo para melhorar os resultados das suas equipes de atendimento, marketing e vendas.
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