No universo empresarial, um dos principais objetivos é aumentar as vendas para se destacar no mercado. Porém, a inadimplência pode impactar negativamente a saúde financeira e o desenvolvimento das empresas.
A inadimplência em empresas é um dos maiores desafios de empreendedores, demandando mais atenção para evitar riscos na lucratividade e possíveis dores de cabeça no gerenciamento de processos.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) indicou que 66,3% dos consumidores estão com dívidas no Brasil, e o número de endividamento voltou a subir em dezembro de 2020.
Para manter o funcionamento da sua organização, mesmo em períodos de crise, é importante reduzir a inadimplência. Ao longo deste artigo, você vai descobrir como fazer isso e obter mais sucesso em seu negócio. Siga conosco!
Antes de conferir as dicas para diminuir as possibilidades de lidar com esse problema, é importante entender o significado de inadimplência. Em geral, esse termo se refere ao ato de não pagar na data de vencimento: ao efetuar pagamentos após o prazo estabelecido, o cliente se encontra em uma situação de inadimplente.
Caso a inadimplência aconteça com frequência em sua empresa, tanto a organização das demandas quanto a saúde financeira podem ser prejudicadas a longo prazo.
De acordo com dados do Banco Central, a faixa de 5% é considerada aceitável para a taxa de inadimplência na empresa. Porém, esse valor serve apenas como uma referência, visto que o segmento das organizações também pode influenciar nesse fator.
Apesar de a inadimplência ser uma situação comum no Brasil, as empresas podem adotar algumas práticas para reduzir a inadimplência com mais praticidade e eficácia. Confira, a seguir, as principais dicas que reunimos para ajudar você.
Além de avaliar o histórico de vendas e pagamentos, é interessante também segmentar os clientes inadimplentes para pesquisar mais sobre eles. Hoje é possível fazer essa pesquisa, de forma rápida e segura, por meio do SPC e Serasa.
Ao consultar o CPF ou CNPJ de seus clientes, você consegue saber se a pessoa está em conformidade com as declarações para a Receita Federal e fazer uma análise de crédito, a fim de verificar se o cliente vai poder fazer o pagamento em breve.
Você sabe como está o controle financeiro de sua empresa? Uma das principais formas de reduzir a inadimplência é acompanhando os números gerados pelo seu negócio.
Após saber mais informações sobre os seus clientes e fazer o devido acompanhamento com a sua equipe, analisando relatórios e métricas relevantes, é possível identificar falhas e pontos a serem melhorados para reduzir os consumidores inadimplentes na empresa.
Se você já gostou de consumir em empresas que dão descontos para quem paga à vista ou pontos de fidelidade a quem não fica inadimplente, vale também oferecer essas e outras vantagens em seu negócio.
Ao oferecer incentivos mais atraentes ao público, a sua empresa ganha mais chances de reduzir a inadimplência, influenciando os consumidores a serem bons pagadores. Algumas dicas para fazer isso, são:
A sua empresa conta com mais de um canal de venda? Isso pode ajudar você a ter mais eficácia com as cobranças de pagamentos, visto que facilita a comunicação com os seus clientes.
Além disso, oferecer outras formas de pagamento, além da possibilidade de ser à vista, é ótimo para que os consumidores tenham mais de uma alternativa de deixar as contas em dia, aumentando as vantagens para eles e a sua organização.
Se a sua empresa tem um CNPJ, é necessário emitir notas fiscais nas vendas efetuadas, a fim de formalizá-las e evitar riscos de inadimplência. Ao cumprir essas exigências, a sua organização fica amparada pela lei para ter mais segurança e resolver questões judiciais de forma mais eficaz.
Saber como negociar com os clientes é uma forma de facilitar a quitação da dívida existente, oferecendo novas possibilidades de pagamentos, como descontos ou parcelamentos maiores.
Fazer isso também ajuda a melhorar o relacionamento com os consumidores, aumentando as chances de atração e retenção em sua marca: ao confiar e ter segurança em uma empresa, a sua imagem pode ser melhorada no mercado, captando mais clientes em potencial.
Conversar com os clientes e oferecer bons canais de comunicação para fazer isso são ótimas formas de manter a cordialidade e o respeito com o seu público, além de aumentar a possibilidade de fazer bons acordos.
Por mais que a inadimplência seja um risco de impacto negativo ao funcionamento de sua empresa, é importante prezar pelo bom atendimento aos clientes, oferecendo formas viáveis e eficazes de regularizar a sua situação.
Quanto mais capacitados forem os seus colaboradores, melhor será o serviço de cobrança e atendimento aos clientes, atendendo às normas do Código de Defesa do Consumidor.
Então é indicado sempre investir em treinamentos para o time e fazer uma pesquisa de satisfação com o público para saber como melhorar a comunicação e as propostas oferecidas aos clientes.
Ao ter a contribuição da tecnologia, investindo em um sistema de gestão, a sua empresa pode vender com mais segurança e diminuir a cobrança de valores em atraso. Por meio de um time capacitado e um software de automação, é possível obter diversos benefícios, como:
Além de todas essas vantagens, o seu negócio ainda pode também reduzir a inadimplência e melhorar o controle de suas finanças. Gostou das nossas dicas? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você!
Confira como fazer a automação de processos no setor financeiro da sua empresa. Até mais!
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