Com a necessidade de fazer distanciamento social, devido à pandemia de Covid-19, o trabalho à distância passou a ser uma alternativa mais viável para diversos profissionais e as vendas remotas passaram a se destacar no mercado.
De acordo com o estudo do Movimento Compre&Confie, em parceria com ABComm, o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019.
O aumento das compras pela internet foi uma das principais mudanças percebidas, nos últimos meses, no comportamento do consumidor, e essa tendência tem se expandido e se solidificado cada vez mais no país.
Afinal, como se adaptar para as vendas remotas e escalar os resultados da sua empresa? Saiba, ao longo deste artigo, como se destacar perante à concorrência, no comércio virtual, e aumentar a sua rentabilidade. Boa leitura!
Diversos gestores de equipes comerciais estão enfrentando desafios, devido às instabilidades sanitárias, econômicas e políticas, o que aumenta a necessidade de busca por resultados melhores para manter o funcionamento de suas empresas.
As vendas remotas apareceram como a solução ideal para aumentar a rentabilidade dos negócios, mas alguns empresários e vendedores possuem mais dificuldades com o modelo de trabalho à distância: como se adaptar e alcançar as metas no formato online?
Nossa equipe reuniu as principais 7 dicas para lhe ajudar nesse processo de vendas remotas, orientando tudo o que você precisa saber para enfrentar esse período de crise, inovar os fluxos de sua empresa, otimizar as atividades e efetuar planejamentos mais estratégicos com o seu time. Siga conosco!
Saber o que está acontecendo, ao redor do mundo, é essencial para se preparar melhor, atentar para os possíveis imprevistos, ter insights e entender sobre as mudanças que o seu negócio precisa passar, a fim de atender às novas necessidades e preferências dos consumidores.
Outra dica importante é fazer um benchmarking para analisar as estratégias e ações dos concorrentes da sua empresa para avaliar como aprimorar os seus processos e alcançar o seu público com assertividade e eficácia.
Ter uma comunicação integrada e transparente faz toda a diferença não somente para os seus colaboradores, mas também para a gestão e os processos de venda da empresa, melhorando a imagem da marca no mercado.
Para manter uma boa comunicação, é recomendável adotar algumas práticas, como:
Com a transformação digital, é ainda mais necessário solidificar a presença da sua empresa na internet e prezar pelo relacionamento com o seu público. Você conhece as necessidades e os perfis dos seus clientes? Conhecê-los de forma mais aprofundada é de extrema importância para oferecer sempre as melhores soluções.
Por isso, vale a pena entender quais são as características dos consumidores que compram os serviços ou produtos do seu negócio, qualificá-los e segmentá-los, observando as etapas da jornada de compras, para expandir as oportunidades.
No dia a dia do trabalho remoto, algumas pessoas precisam lidar com outros imprevistos para além das suas demandas profissionais, então ter mais flexibilidade com os horários pode ajudar sua equipe a atentar mais para a produtividade das tarefas do que ao cumprimento da carga de horário, gerando mais motivação e engajamento.
Uma atitude que pode contribuir nesse processo é comunicar as demandas que precisam ser realizadas semanalmente, fazendo o planejamento junto à equipe, especificando os benefícios a serem conquistados com cada tarefa e contribuindo para o foco dos colaboradores.
Outra dica para a adaptação das vendas remotas é realizar o acompanhamento dos fluxos e resultados obtidos ao longo das etapas de cada demanda.
Assim, é importante monitorar os dados e as métricas, avaliar as informações, definir os indicadores de acordo com os objetivos estabelecidos, identificar gaps e analisar quais são as mudanças a serem feitas nos próximos planejamentos, a fim de escalar os seus retornos.
Não é necessário estar em todos os canais de comunicação da internet, mas naqueles em que o seu público também está, a fim de aumentar as oportunidades de venda, atrair e fidelizar mais clientes, e melhorar o relacionamento com eles.
É válido lembrar que, além de investir em mais canais para a sua empresa, é preciso integrá-los, priorizando a identidade de comunicação do seu negócio, para gerar uma experiência mais satisfatória aos consumidores.
Já imaginou utilizar a tecnologia a seu favor? Atualmente diversas empresas já garantiram benefícios ao investir em um sistema de automação para otimizar as tarefas, aumentando a produtividade da equipe e gerando mais praticidade na hora de lidar com os desafios. Algumas das vantagens de contar com ferramentas tecnológicas, são:
Ao contar com ferramentas de apoio, como um sistema de automação, você tem a oportunidade de tomar decisões mais inteligentes, com base em indicadores precisos, e escalar seus resultados com as vendas online em sua empresa.
E aí, já identificou o que é preciso fazer para começar a aplicar as dicas deste conteúdo no seu negócio? Quanto melhor for a sua adaptação aos novos processos do mercado, melhores resultados serão garantidos no período durante e pós-crise.
Então vale atentar para aprender mais sobre vendas remotas e descobrir meios de aprimorar as soluções que a sua empresa oferece aos clientes. Compartilhe estas dicas com outras pessoas que você conhece. Até mais!
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