Desenvolver um bom relacionamento com os clientes da sua empresa é um dos passos mais importantes para garantir melhores resultados, mas como o marketing interativo pode ajudar você com isso? Confira!
Ao utilizar estratégias para conversar com o seu público, com o objetivo de aumentar o engajamento dele, é possível gerar competitividade, se destacar mais no mercado e atrair mais clientes para o seu negócio. Por meio do marketing interativo, você consegue criar experiências ainda mais satisfatórias.
Provavelmente você já sabe a importância de utilizar estratégias de marketing digital para chamar a atenção dos consumidores, captar mais leads de qualidade e aumentar a quantidade e qualidade das suas vendas, não é mesmo?
Prossiga na leitura deste artigo para entender o que é marketing interativo, como utilizá-lo para melhorar os resultados das suas estratégias e envolver o público da sua marca em seus canais de vendas com mais eficácia. Vamos lá!
Antes que você pense que esse é apenas um novo termo para denominar mais uma tendência do marketing, esse conceito não é algo recente: a sua primeira definição foi elaborada em 1996, por John Deighton, que o descreveu como a habilidade de dialogar com o cliente e entender suas necessidades para propor soluções ideais.
Já aconteceu de você comprar algum produto online e, em seguida, o site mostrar outras opções coerentes com a sua escolha? Pois é, essas propostas não são semelhantes à sua compra à toa: elas são baseadas nas suas preferências e compras mais recentes.
Isso também costuma acontecer com os vídeos que você vê e canais que acompanha no Youtube, além das pesquisas realizadas no Google ou nas redes sociais, por exemplo.
O marketing interativo não é sinônimo de marketing digital, pois a Internet é apenas uma ferramenta que auxilia no alcance do principal objetivo dessa estratégia, que é dialogar com o público, focando primeiro em ouvir e depois em falar.
Por meio da rede online, há a possibilidade eficaz de identificar necessidades, dores, problemas, preferências e hábitos dos clientes, facilitando a elaboração de propostas personalizadas e ideais para cada situação, o que pode melhorar o relacionamento com o seu público e, ainda, otimizar os processos comerciais.
Agora que você já sabe o que significa essa estratégia de negócio, é hora de entender a importância do marketing interativo para a sua empresa. Confira, a seguir, os principais benefícios de utilizá-lo em suas campanhas de produtos ou serviços:
Após entender o significado do termo e as vantagens proporcionadas pelo uso do marketing interativo, é fundamental ficar por dentro de algumas possibilidades que podem ser exploradas para trabalhar com essa estratégia de marketing e, assim, obter mais sucesso com o seu público e as suas ações. Acompanhe conosco!
Apesar de o marketing interativo acontecer principalmente no meio virtual, ele também pode ser utilizado por meio de experiências presenciais: ao colocar um QR Code no interior de espaços públicos ou em ruas de uma determinada região, por exemplo, as pessoas podem escanear o código e ter acesso a alguma campanha da sua marca.
Simples, prática e eficaz, uma ação como essa, além de gerar tráfego para uma página de venda ou comunicação do seu negócio, ainda pode garantir dados valiosos sobre potenciais clientes da sua marca.
O site da sua empresa já investe em chatbots? Essa ferramenta é muito eficiente e cada vez mais necessária para quem deseja melhorar o relacionamento com os seus clientes, personalizando o atendimento e otimizando o tempo da equipe de vendas.
Certo, mas como ter um chatbot é um meio de utilizar o marketing interativo? Essa estratégia já tem feito parte do nosso dia a dia e, por meio de perguntas que os clientes podem fazer no chatbot, é possível coletar informações relevantes sobre o que eles precisam.
Com os avanços da inteligência virtual, os chatbots permitem que os seus clientes sejam atendidos a qualquer hora e em qualquer lugar, tirando dúvidas, sugerindo as melhores opções e os direcionando para os produtos ou serviços ideais, visando atender suas necessidades e ajudando você a aumentar as suas vendas.
Por mais que os casos da pandemia de Covid-19 diminuam com o passar dos anos, a experiência de resolver várias coisas ou ir a diferentes lugares sem precisar sair de casa é algo que tem feito parte da vida de muitas pessoas ao redor do mundo, então os eventos virtuais podem continuar como uma possibilidade para expandir o público e utilizar a estratégia de marketing interativo.
Ao oferecer shows, jogos, eventos de premiações ou de palestras e oficinas em transmissões ao vivo na Internet, os clientes-alvo podem participar de forma interativa, se relacionando com a sua marca, dialogando com outras pessoas, compartilhando a sua experiência e interagindo de forma memorável.
Você já entrou no site de determinada empresa e ficou com muita vontade de consumir seus produtos ou serviços, mas em dúvida sobre por onde começar? Isso costuma acontecer quando a oferta é muito grande ou quando você ainda não conhece tanto os benefícios ou resultados de cada escolha.
Agora imagina se esse site oferecer um quiz para que você possa responder perguntas objetivas e simples e, assim, identificar as suas melhores opções? Fazer um quiz é uma ótima forma de utilizar o marketing interativo, conhecendo mais os seus clientes e oferecendo as escolhas que mais combinam com suas necessidades e preferências.
Viu só como há diversas formas de investir em marketing interativo e melhorar o relacionamento com o público do seu negócio? As possibilidades são infinitas e os benefícios são garantidos tanto para os consumidores quanto para a sua marca. Esperamos que este artigo tenha inspirado você!
Continue de olho em nosso blog para conferir mais dicas sobre marketing, gestão de negócios, empreendedorismo e tecnologia. Até mais!
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